Tudo sobre Shiba Inu

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

UM CÃOZINHO FIEL E SEMPRE DISPOSTO

OS SHIBAS SÃO CACHORROS DE PORTE PEQUENO E SUPER PROTETORES

Shiba Inu é um cão de temperamento fiel, seus sentidos são aguçados e está sempre em alerta. Ele possui porte pequeno e é conhecido por ser bastante independente e ter muita disposição, por isso tem chamado muita atenção de quem procura por um novo companheiro.

Por se tratar de uma raça autoconfiante, ele tende a ser obstinado e dominante, com forte apego ao território, e estranhamento com desconhecidos, o que faz dele um perfeito cão de guarda.

Origem e história da raça

Cães nativos japoneses são divididos em seis raças. Destes, o menor e provavelmente o mais antigo é o Shiba Inu. Na verdade, existe uma teoria sobre o nome Shiba que ele simplesmente denota pequeno, no entanto, também pode significar mato em referência às árvores brilhantes vermelhas que tão estreitamente alinhados com a pelagem vermelho da raça e os tornando bons caçadores devido a camuflagem.

Essas teorias resultaram nos Shibas sendo apelidados de “cão do mato vermelho”. A origem do Shiba não é bem definida, mas é claramente do património Spitz e pode ter sido usado há muito tempo desde por volta do ano 300 a.C. como um cão de caça na região central do Japão. Apesar de terem sido usado principalmente para apanhar pássaros e pequenos animais, foram usados ocasionalmente para caçar javalis. Houveram três tipos principais e cada um foi nomeado a partir da área de origem: o Shinshu Shiba (pela Prefeitura de Nagano), o Mino Shiba (da Prefeitura de Gifu), e o Sanin Shiba (nordeste do continente).

Após a Segunda Guerra Mundial, a raça quase foi extinta e foi ainda mais dizimado pela cinomose em 1952. Na tentativa de salvar o Shiba Inu, os diferentes tipos foram cruzaram, cruzando os cães mais pesados de ossos de regiões montanhosas com os cães mais leve de ossos de outras regiões. Como resultado, o Shiba sobreviveu como uma raça, com alguma variação na substância óssea. Os primeiros Shibas vieram para a América em 1954 e foram oficialmente reconhecida pelo AKC (American Kennel Club) em 1993. Desde então conseguiu aumentar sua popularidade entre criadores e a mesma continua crescendo.

Temperamento do Shiba Inu

Ousado, independente e obstinado, o Shiba é cheio de auto-confiança. É uma raça que vive ao ar livre, ainda que calmo dentro de casa se fizer exercícios diários. É uma raça que pode perseguir pequenos animais além de ser uma raça rústica, pronta para a aventura. Alguns tendem a ser obstinado e dominante. Zela pelo seu território e está sempre alerta e é reservado com estranhos, tais características que fazem deste um excelente cão de guarda. Ele é bastante vocal e alguns tendem a latir bastante.

Como cuidar de um Shiba Inu

 
Shiba Inu precisa de praticar exercícios diariamente, seja na forma de uma brincadeira desgastante no quintal, uma longa caminhada ou uma boa corrida em uma área segura. Geralmente se sente melhor quando autorizados a dividir seu tempo entre o dentro e fora da casa. Sua pelagem dupla precisa ser escovada uma ou duas vezes por semana, ainda mais quando estiver trocando os pelos.

Shiba Inu running in the snow in the winter.

Saúde do Shiba Inu

 Principais preocupações: nenhuma
Preocupações menores: luxação na patas
Ocasionalmente visto: nenhuma
Testes sugeridos: joelho
Esperança de vida: 12-15 anos

CARACTERÍSTICAS

Energia  ??? Gosta de brincar? ???? Gosta de cães? ???

É amigável? ??? Amizade com pets ??? É cão de guarda? ????

É friorento? ???? É calorento? ??? Precisa exercitar? ????

Apegado ao dono? ???? Fácil de treinar? ??? Cuidado com higiene ???

DESTAQUES E CURIOSIDADES

Para quem pensa em ter um Shiba Inu filhote como novo integrante da família, é importante levar em consideração que não se trata de um cão tão fácil de ser treinado. Por ser independente, é um cãozinho desconfiado e sensível a punições, com tendência ao medo.

Personalidade do Shiba
Shiba Inus head portrait outdoors.

O Shiba é um cachorro que adora brincar e isso é ótimo para famílias com crianças. Porém, é importante que evitar situações que possam mexer com a possessividade do bichinho, como quando estiverem comendo.

Nobreza

O cão é considerado símbolo da Família Imperial Japonesa e leva o título de tesouro nacional. Apesar de ser uma espécie rara por aqui, o cãozinho é muito popular no país asiático. Segundo a tradição, os mascotes trazem sorte ao seu dono.

Popularidade

A raça também é super famosa por conta dos memes virais na internet, com expressões faciais engraçadas e inesperadas. O sucesso nas redes sociais é tão grande que em 2013 foi criado o Dogecoin, uma piada com a criptomoeda Bitcoin, que tem o retrato de um Shiba japonês chamado Doge. Hoje, a moeda virtual já não é mais uma brincadeira e possui investidores reais.

PERSONALIDADE

Embora seja tão fofinho, o temperamento do Shiba está atrelado à sua independência. Ele é bastante reservado com desconhecidos, mas ainda assim, é muito carinhoso com o tutor e a família.

É fundamental que o dono entenda que apesar de muito inteligente, o adestramento do Shiba Inu pode ser um pouco difícil. O cão é conhecido por ser um tanto teimoso. Há um equilíbrio entre o bom-humor e espírito brincalhão, com tendências mais individualistas e possessividade.

Convivência

Esse cãozinho não necessita da atenção constante do tutor, mas é muito importante que ele receba bastante carinho, para criar laços e lealdade com os membros da família, ainda mais nas atividades agitadas.

O cãozinho é bastante amigável com as crianças e adultos da casa. A convivência com outros animais da residência pode ser muito boa quando a socialização acontece desde filhote. Quanto aos pets desconhecidos, ele tende a ser um pouco agressivo, principalmente com espécies menores.

Socialização

Shiba Inus head portrait outdoors.

Assim como outros cachorros, é importante que os filhotes passem por um processo de socialização com os humanos e outros animais da casa. É uma forma de adaptar o bichinho à rotina da família e ao espaço onde ele vai ficar.

Caso você receba muitas visitas, é recomendável preservar o espaço do cãozinho por conta do instinto territorialista. No começo ele pode estranhar bastante os estranhos, portanto, faça com que o pet se acostume com pessoas mais próximas, e deixe claro que os desconhecidos não oferecem perigo.

Filhotes

Todo cãozinho filhote demanda cuidados ainda maiores para um crescimento adequado. Antes de receber o seu pet em casa, conheça muito bem o local onde ele nasceu e como era o tratamento dado aos papais. A gestação, por exemplo, deve ser acompanhada por um profissional, que também supervisiona os primeiros dias dos novos cachorrinhos.

O processo de adaptação do filhote ao novo lar também é essencial. Durante as primeiras semanas, fique sempre de olho para que ele não suba ou desça escadas sozinho. Assim como em outras fases da vida, não deixe que seu cachorro tenha acesso aos fios de eletricidade e objetos que possam colocá-lo em perigo. Lembre-se de consultar o veterinário sobre as vacinas e vermifugação.

Quer saber sobre outras raças?

Escreva nos comentário qual a sua raça preferida!

Fonte:

https://www.petz.com.br/cachorro/racas/shiba-inu/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Shiba_inu

Place Dog

Place Dog

Deixe seu comentário