EDUCAÇÃO SANITÁRIA

por PLACE DOG

Treinamento de cães é fundamental para mostrar o local onde o pet deve fazer suas necessidades

Cansado de ter que ficar limpando as necessidades do seu cachorro por todos os cantos da casa ou do apartamento? Se a resposta pra essa pergunta for sim, continue lendo esse texto até o final, pois vamos te ajudar a resolver esse problema, mas já adiantamos, será preciso ter muita paciência!

Nesse caso, o treinamento de cães será muito importante, por isso a sua primeira função é mostrar a quem ele deve obedecer, essa será a primeira ação que você deve ter pensando em mudar o comportamento canino do seu melhor amigo.

Autoridade do dono é fundamental na educação canina

Sua autoridade deve ser confirmada, pois isso é fundamental para a educação canina, afinal o seu pet precisa saber quem manda em casa. Depois que ele entende isso, ficará mais fácil esperar que ele apresente um comportamento mais obediente.

Acabou de comprar o seu melhor amigo? Então esse é o melhor momento para a educação canina, pois quando pequeno eles aprendem mais rápido!

Precisando de soluções comportamentais? Tenha paciência e treine muito!

Para oferecer soluções comportamentais treine e repita o treinamento, pois isso te ajudará a adestrar cachorro de uma maneira muito mais simples, pois ficará claro o que ele pode e não pode fazer dentro de casa.

De nada adiantará ficar esperando que ele faça suas necessidades na rua, se o dono mantém o bichinho preso o dia todo em casa. Você precisa levá-lo para dar uma volta. O indicado é sair uma vez de manhã e uma à noite.

Durante o passeio, dê o tempo necessário ao seu pet, pois ele vai explorar o local de forma completa, ele vai cheirar e vai fazendo xixi para marcar aquele espaço como território dele!

Com o passar dos dias e com o treinamento de cães, você que tem um pet vai perceber que ele fará sempre as suas necessidades em um único lugar. No entanto, não saia de casa sem que o seu pet esteja com todas as vacinas tomadas, pois isso pode ser prejudicial para a saúde dele!

Educação canina é o resultado de uma parceira entre dono e pet

Para uma boa educação canina, não basta esperar apenas do seu animal. O dono precisa estar atento ao comportamento canino. Leve-o para passear e comece a prestar atenção nos horários que ele costuma fazer suas necessidades. A fim de evitar que ele faça em casa, preste muita atenção em quanto tempo depois ele irá fazer suas necessidades!

Contudo, é fundamental por meio do treinamento de cães ensiná-los a não fazer nos pés dos móveis ou nos tapetes! Se acontecer, sua função será de mostrar que ele fez no lugar errado. Esse comportamento canino deve ser repreendido com voz firme a usando a palavra não, pois assim ele entenderá que errou!

Para que ele realmente entenda que o comportamento canino não foi o melhor, você não poderá dar atenção a ele e essa atitude deve ser tomada todas as vezes que ele agir de forma errada.  

Treinamento de cães precisa acontecer também dentro de casa

Mesmo que você não queira, é fundamental deixar um espaço destinado as fezes e a urina dele, pois não quer dizer que ele não terá vontade em outros horários. Nesse ponto, você pode utilizar o tapete higiênico ou o jornal, mas é fundamental desenvolver a educação canina para que ele aprenda que deve usar somente aquele espaço.

E lembrem-se ao sair de casa, além de se preocupar com a educação canina, você precisará recolher as fezes do seu cachorro. Se encontrar lixeiras pelo caminho, deposite! Se não, descarte apenas no local certo!

Tendo assim atitude certa, você contribui para que sua cidade permaneça sempre limpa e que sabe isso não desperta nos outros também uma atitude mais positiva?

Gostou dessa dica da Place Dog? Continue acompanhando nosso blog, semanalmente trazemos dicas para você ter um relacionamento cada vez melhor com o seu melhor amigo!

O que você NÃO deve fazer enquanto estiver treinando seu Cão para fazer as necessidades no lugar correto?

 

O que NÃO fazer na hora de treinar seu cão para fazer xixi e cocô no lugar correto!

  • JAMAIS puna seu cachorro, nem verbalmente, muito menos fisicamente.
  • Falar alto, gritar, e chamá-lo insistentemente pelo nome é a pior técnica para reforçar um aprendizado. Isso não leva à nada e ainda tem grande possibilidade de causar transtornos emocionais no filhote.
  • Reforçando: NUNCA recompense seu cão longe do local do treinamento é importante que ele seja recompensado no momento em que fizer xixi e cocô no lugar certo.
  • Oferecer a recompensa tardiamente pode ocasionar um comportamento obsessivo no cão, fazendo com que ele tenha mais dificuldade de aprender as lições, e pior ainda, criando a possibilidade de que ele adquira outros comportamentos indesejados.

O que fazer quando ele erra o lugar?

Para que o cão entenda que o tapete da sala não é o lugar correto para fazer xixi, mais do que utilizar educadores sanitários, eu indico que você coloque a comida dele lá, para que ele associe a alimentação ao local. Cães costumam ser muito higiênicos e não misturam esses dois ambientes, ou seja, a chance dele não fazer mais xixi no tapete aumenta.

Outras dicas são: treinar comandos em que ele tenha contato direto com o tapete (como o “deita”, “fica”, rola”) e/ou oferecer sobre o tapete uma petball, que são aquelas bolas de brinquedo que soltam ração e petiscos a medida em que o cachorro brinca.

E falando em alimentação, vale reforçar que cabe a você escolher bons locais para o cão fazer o que precisa. O local do xixi e cocô deve ser o mais longe possível de onde ele come e dorme.

E, para ajudar seu cão a fazer xixi e cocô no lugar certo, uma técnica que utilizamos bastante é: colocar jornal ou tapetes higiênicos e limitar o espaço do cão até que ele acerte. Se precisar, usamos vários jornais ou tapetes higiênicos (que têm melhor absorção) um ao lado do outro, forrando um espaço todo, para que ele não tenha chance de erros. Nos próximos artigos aqui no blog, vamos detalhar melhor esse e outros recursos para resolver de vez esse problema.

Os educadores sanitários e até os “repelentes” são válidos, sim, mas sozinhos não fazem milagres. Por exemplo, se o cão está com muita dificuldade de fazer no tapete higiênico, vale a pena aplicar o educador para tentar ajudar. E, no caso do repelente, pode ser uma boa usar o produto se o cão faz em um único local errado rotineiramente.

Viu só como simplesmente responder sim ou não sobre os educadores sanitários não seria possível? Porque para o cão fazer xixi e cocô no lugar certo é preciso uma série de ações que dependem de você para mudar o comportamento dele. Não esqueça de sempre que ele acertar, você recompensá-lo com petiscos ou com carinho.

Se você quer mais informações e orientações sobre o comportamento do seu cão, ou até mesmo aprender alguns truques, acompanhe a Tudo de Cão nas redes sociais e aqui no nosso blog.

Se você quer aulas ainda mais direcionadas para você assistir onde e quando quiser, também tenho a solução! Conheça o portal Tudo de Cão Transforma, com palestras com convidados, aulas ao vivo, tira-dúvidas sobre educação sanitária e diversos outros assuntos interessantes.

 

 

Vai viajar? A Place Dog oferece a melhor hospedagem para o seu melhor amigo. Vá tranquilo, tendo a certeza de que o seu pet está nas mãos de uma equipe que é apaixonada pelo que faz!

 

×